segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Manifesto contra competições de Parkour no Brasil



Vou tentar escrever de duas formas, a "Forma 1" mais sentimental/coração/humana/tracer. E a "Forma 2" consciente/objetiva/mais seca possível...

Pretendo não me estender muito, apesar da ocasião merecer, mas vamos lá:

----------
Forma "1": 
----------

A vontade inicial ao ler a notícia de um evento em SP onde "nós mesmos" (tracers) estaríamos organizando uma competição internacional no Brasil (sim, porque nós estamos trazendo "gringos" pra cá) foi de xingar todo mundo que tá organizando e participando deste despautério!

Logicamente tenho amigos no meio então a vontade não passou completamente, mas diminuiu um pouco... Não tenho direito algum de escrever mensagens de ódio para ninguém mas sabe quando a paciência acaba? e você só quer mandar tomar no c* ??? então.

Não é do meu estilo fazer isto, mas aqui agora escrevendo um pouco no trabalho (mesmo com um monte de coisas a fazer/concluir), estou pensando um pouco melhor e posso dizer o seguinte: estou muito triste, revoltado, decepcionado e desanimado com nosso cenário nacional. É uma "coisa" que acontecerá em SP sim, mas pra mim isso vai muito além de tudo, além de estados/regiões...

Escrevo neste momento como JJ, praticante de Parkour carioca a 8 anos, com 29 anos, e atualmente encontro-me desenvolvendo meu projeto pessoal "JJ Parkour" (com diversas iniciativas). Aulas de iniciação ao Parkour, Curso técnico/tático de Parkour, trilhas naturais no RJ são alguns dos serviços que ofereço em meu site: www.jjparkour.com.br.

Dizer que o Parkour poderá ter sim competições, que será algo sadio, que pode trazer pontos e coisas positivas pra mim é ser hipócrita ao extremo! desde que conhecemos a atividade sabemos e somos contra isso! como é que agora mudamos? Ahhh agora rolará mais dinheiro? agora pode... ahhh vamos passar na Globo? agora pode...

Na boa, podem discordar a vontade do que escrevi acima, mas saibam que agora tudo vai mudar, não espero e nem torço pra nada de ruim acontecer, mas agora provavelmente terei de mudar meu discurso ao ensinar a prática aos iniciantes e ao falar com leigos:

De: "Olha o Parkour é uma atividade única, uma arte corporal e se diferencia das demais pois não visamos a competição, todos nos ajudamos, e existem encontros de Parkour que fazem essa integração social..."

Para: "Olha o Parkour é uma atividade como qualquer outra a gente visa a competição, então se prepara pra pular mais alto e mais longe OK? existem eventos de Parkour onde somos testados e postos a prova..."

Estou exagerando? dane-se! vocês (organizadores/participantes) estão deturpando tudo o que considerava de mais puro no Parkour, o fato de não existir competição e que nós defendíamos como se fosse realmente um mandamento (não sou religioso e não gosto também de ter de escrever desta forma, mas já foi). Cadê o "Pro Parkour, against competition" ???

Teve um tal de D**** (também de SP) que tentou e talvez até tenha conseguido fazer algo do tipo (em paralelo) se não me engano, também tem um tal de A****  (também de SP) que vira e mexe está aprontando com ideias e realizações muicho locas, quem é da antiga e não lembra do S******* aqui do RJ (muicho loco) também... Mas logo vocês organizadores e participantes? vocês que eu considerava pra caramba, saibam que tem meu total repúdio, meu total desprezo, e espero que sejam felizes. E claro que a grana seja suficiente pra compensar o papel ridículo que estão prestes a fazer, ahhhmm porém eu espero que o tiro não saia pela culatra (sem sarcasmos e sem ironias).

Não tenho mais o que escrever, fui.

Att JJ.

-----------
Forma "2":
-----------

Nesta segunda forma eu deveria escrever mais "politicamente", tentar ser mais sensato e mais tranquilo, lógico que eu sou uma única pessoa, então será bem difícil, mas vamos lá!

Competição não é da índole do Parkour historicamente falando até agora (AOM, competições diversas no mundo). Mas o que mudou? sinceramente não sei, falo e escrevo agora em nome do Grupo Omnis Pro Parkour - Rio de Janeiro, nós sempre não nos rotulamos/chamamos de "grupo", mas culturalmente a galera do Parkour escolhe e faz grupos com o intuito de se "unir" para realizar treinos, encontros e tudo mais...

Nós todos somos contra este tipo de "evento" bizarro, não apoiamos e não encorajamos a competição entre praticantes de Parkour (tanto iniciantes como iniciados), podemos inclusive utilizar o parágrafo (extraído/adaptado do site da Associação Brasileira de Parkour) que mais deixa claro isto:

"A Omnis Pro Parkour, gostaria de tornar público que os valores defendidos não associam competições ao Parkour e nem apoiam tais iniciativas. O compromisso da Omnis continua sendo apenas com a disseminação saudável da atividade e desenvolvimento de projetos que promovam a construção de uma imagem sólida para o Parkour como atividade benéfica perante a sociedade."

Texto adaptado/fonte:
http://www.abpk.org.br/2011/08/parkour-livre-de-competicoes/

É só isso. continuaremos compactuando com o texto original citado na fonte acima.



Abs,
--
Att JJ.