sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Dedo de Deus - 13h de duração (ida/volta em 20/11/12)



"Trilha, escalada, exploração na caverna "blackout", rapel e flow noturno na descida..."

Este é só um resumo do que rolou nesta aventura, estávamos lá: JJ, JC e Rodrigo Ristow (mais conhecido como o Capitão América! rs)... sim no Dedo de Deus em Teresópolis - RJ!

Saindo de casa (Ilha do Governador) as 03:40h pegando carona com o nosso guia /capitão as 04:30h rumo à Teresópolis, assim começou a madrugada (fui "dormir as 02h, arrumando as paradas e já na adrenalina" - JC virou a madrugada também pois não conseguiu dormir). Chegamos lá umas 5h e pouco, passamos na entrada do Parque da Serra dos Órgãos para pegar o termo de compromisso/responsabilidade, e avisar que iríamos fazer a Trilha pro Dedo de Deus e voltar no mesmo dia (sim, é muito importante passar lá e identificar-se caso aconteça algum imprevisto, emergência e tal).

Feito isto, começamos a subir as 06:30h, fizemos mais de 01:30h de trilha pesada, alta, fechada e num clima meio gelado, bem e lá estávamos nós!

Após conquistar a primeira parte, começávamos a subir uns trechos com apoio de cabos de aço que detonam as mãos, ou melhor calejam mais as mãos... rs
Estava úmido devido a garoa, e as vezes ameaçava que ia chover forte, outro grupo de uns 8 desistiram por ali, preferiram voltar, pois as condições "ameaçavam a subida"... Na verdade nós não desistimos, e lá continuamos.

Chegou a parte de escalada, muito maneiro, alto, perigoso, e com um pouco de chuva e vento forte, pra intensificar mais a subida. Foi a primeira experiência de JC em escalada assim ,com sapatilha e equipamento pra valer! a minha, era segunda, lembrando que nunca tinha feito nada tão alto, mas faz parte, é ignorar a altura e sempre continuar!

Chegamos na parte do "blackout", sim uma caverna escura pra caramba, ficamos quase 2h pra conseguir subir e "achar" luz e a saída pra cima, que seria um atalho pra não fazer uma volta (da cebola) por fora, neste momento somente duas lanternas de cabeça ajudaram os trilheiros/tracers... Parte mais tensa pra mim depois do começo da trilha (coxas queimando, e respiração ofegante direto).

Ae então vieram as partes das "chaminés" são escaladas curtas entre pedras que chegam a ter uma largura de menos de 1 metro. Realmente algumas foram tranquilas e outras tensas, devido a altura, mas o Ristow já tinha feito esta trilha/escalada 3 vezes (anteriormente) logo sua experiência e preparo físico foram fundamentais para que eu e JC concluíssemos o percurso...

Por um momento olhei a altura, as dificuldades, o cansaço e me perguntava: porque estou fazendo isto? será que vou conseguir concluir? o que nos espera agora? e tá lá! as 14:11h chegamos, sim 8h para conseguir chegar de verdade no cume! no topo! pois é, nesse momento a sensação de alívio, conforto, dever cumprido tinha se realizado.


Era a metade do caminho, naquele momento caiu a ficha que demoramos 8h para chegar, mas para chegar bem! ninguém morrendo, nada de lesões e dispostos a encarar a outra metade do percurso: "A DESCIDA" tensa rs... Pois é 1692 metros de altitude (o dobro da Pedra da Gávea - 842 metros de altitude). E lá vamos nós...


Para descer, fizemos 3 ou 4 lances de rapel, pois realmente desescalar todo o percurso que fizemos para subir é muito mas muito mais complicado e trabalhoso. Logo assim que o Ristow montava a corda, ele passava as instruções pra mim e pro JC, para descermos com segurança, e sempre mantendo a calma e NUNCA soltando a corda de segurança que precisávamos utilizar, fomos mantendo a sequência: JJ explorando e descendo primeiro, verificando o cenário assim que chegava. JC descia em segundo lugar e já contava comigo embaixo para direcionar a corda do rapel, e por último o Ristow, que chegava em segundos aonde nós dois estávamos (graças a prática e experiência dele).

Blz, descemos bem, mas ainda tinha uma última parte, já eram mais de 18h e começou a escurecer rápido, pois é era a trilha intensa do começo, que se transformava numa floresta tipo de filme de terror... rs

E lá fomos nós, a meta era chegar em menos de 30 lá embaixo pois completaríamos as 13h de ida + volta, e lá fomos nós no flow, tropeçando, escorregando, batendo galhos pequenos na cabeça rs
Mesmo com duas lanternas de cabeça (JC e Ristow) eu pedi pra deixar desligada pra ficar com visão noturna natural, e foi muito maneiro.. arriscado sim, mas quem disse que ia ser fácil?

Após 27 min sem parar, estávamos com o pé na estrada, sim, conseguimos!!! 13h se passaram, e nós conquistamos o Dedo de Deus, uma sensação sem igual... Fomos na portaria do Parque novamente falar que já tínhamos concluído e estávamos voltando pro RJ... E é isso.. fim de papo!

Muito obrigado pela oportunidade Ristow!
Vlw JC! vamos fazer outras agora ein?

E a você que teve a paciência de ler tudo, vlw tbm  :-D

Att JJ.